Fotografias Organizadas, Memórias Preservadas
O podcast que o/a vai ajudar a colocar ordem nas suas fotografias.
O meu nome é Ana Pratas, sou fotógrafa de famílias, Mãe e a criadora da Oficina das Fotografias.
Neste podcast, com uma frequência quinzenal, partilho consigo informação, dicas e ideias para lhe ajudar a transformar o caos das suas fotografias numa colecção organizada, segura e acessível.
Vamos a isso?
Fotografias Organizadas, Memórias Preservadas
2. 5 Princípios fundamentais para organizar as suas fotografias
Neste episódio exploro os 5 princípios fundamentais para a organização e preservação de fotografias:
1 - Definir um objetivo claro para organizar as suas fotografias
2 - Reunir todas as fotografias num único local
3 - Fazer cópias de segurança
4 - Organizar a coleção de forma estruturada
5 - Partilhar as fotografias organizadas.
Mencionado no episódio:
Post “5 steps to organize your photos"
Mini-curso gratuito: “5 passos para organizar todas as suas fotografias digitais”
Capítulos:
00:31 Sobre o episódio
02:42 1 - Definir um objectivo
04:56 2 - Ter todas as fotografias no mesmo local
06:15 3 - Ter cópias de segurança
08:11 4 - Organizar a colecção
10:45 5 - Partilhar e fazer algo com as fotografias
11:45 Resumo
Ligações:
Agende a sua sessão de cortesia: Formulário contacto
Organize todas as suas fotografias digitais - Curso online gratuito
A Oficina das Fotografias no Facebook
A Oficina das Fotografias no Instagram
Viva! Seja bem-vinda ou bem-vindo ao Fotografias Organizadas Memórias Preservadas, um podcast que mergulha no mundo da organização e preservação de fotografias nesta era digital e tecnologicamente desafiante. O meu nome é Ana Pratas, sou fotógrafa de famílias, mãe e a criadora da Oficina das Fotografias.
E neste podcast partilho consigo informação, dicas e ideias para lhe ajudar a transformar o caos das suas fotografias numa coleção organizada, segura e acessível.
[00:00:31] Intro
---
Quando pensa em organizar todas as suas fotografias, existem cinco princípios fundamentais ou cinco regras que pode seguir e colocar em prática e que vão servir como uma espécie de fio condutor durante todo o processo.
Estas cinco regras de que eu vou falar são consensuais na indústria da organização de fotografias. Existe uma associação, que inclui profissionais deste ramo, chamada "The Photo Managers", da qual eu faço parte e sou certificada.
E estas 5 regras que vou falar são uma espécie de passos essenciais que deve ter em conta e que foram criadas e organizadas por esta associação.
Este episódio tem como base essa boa prática de organização de fotografias.
Nas notas do episódio vou colocar lá um link para um post do blog dos The Photo Managers sobre este tópico caso queira saber mais.
A questão é que eu não gosto muito de lhe chamar passos, porque esta é uma visão muito geral de todo o processo, que se aplica quer ao espólio digital e quer ao analógico, e todo o processo, do princípio ao fim, acaba por ter muitos mais passos e ser um pouco mais complexo.
Por isso, eu prefiro dizer que são cinco princípios fundamentais, cinco coisas a ter em conta, e que então vão ser uma espécie de espinha dorsal de todo o processo.
E que princípios são estes?
O primeiro é: definir um objetivo. Isto é, perceber porque é que quer, qual é o motivo pelo qual quer organizar toda a sua coleção.
O segundo é: reunir todas as fotografias num único local. Isto aplica-se quer para o espólio digital, quer para o espólio analógico.
O terceiro é: fazer cópias de segurança, para garantir que as fotografias estão salvaguardadas sempre.
O quarto é ordenar e organizar a sua coleção. Isto é, definir então como é que vai organizar, que estrutura é que vai utilizar, se vai organizar por uma estrutura cronológica ou por outra.
E o quinto é partilhar e fazer algo com as suas fotografias, porque as fotografias só fazem sentido se forem partilhadas.
Então neste episódio vou falar um pouco sobre cada um destes princípios.
[00:02:40] 1 - Definir um objectivo
---
Começando então com o primeiro princípio que é ter um objetivo bem definido. Saber porque quer organizar as suas fotografias, perceber qual é o propósito com que vai atacar este projeto, vai ajudar a definir um objetivo e ajudar a estabelecer um plano.
Por exemplo, se quer organizar as suas fotografias apenas porque está preocupado ou preocupada com a sua salvaguarda, apenas quer garantir que as suas fotografias fiquem salvaguardadas, isso vai ser diferente do que querer, por exemplo, criar um arquivo fotográfico bem curado para os seus filhos ou para os seus netos.
Isto vai requerer diferentes tipos de tarefas e algumas que são mais urgentes, vão ter uma prioridade maior sobre outras.
Outro exemplo é se quer fazer algo que tenha um prazo bem definido. Por exemplo, se tiver aproximação de uma data especial, como um casamento ou um aniversário e que quer fazer algo especial, como um slideshow ou oferecer um álbum.
Ou, por outro lado, também pode-se estar a aproximar o final de vida de alguém que lhe é próximo e isso realmente pode ser a motivação para um projeto como este.
Quando se tem, então, assim, um prazo bem definido, também convém definir que tarefas é que precisa fazer primeiro e quais são as prioritárias.
No entanto, o motivo pelo qual quer organizar as suas fotografias pode simplesmente ser ter o prazer de ver as suas fotografias e explorar o espólio da sua família. Obviamente que isso vai acontecer quando tem o seu espólio todo bem organizado.
Então ao perceber qual é o propósito que está por trás deste projeto, vai ajudar então a definir um objetivo concreto e a definir um plano. Por exemplo, se quer criar um arquivo fotográfico para os seus filhos, deve pensar onde é que vai armazenar, em que formato, se tem fotografias analógicas que precisa digitalizar.
Se se tratar de algo para oferecer ou mostrar num evento, terá prazos a cumprir e pode dar prioridades a tarefas que, neste caso serão mais urgentes, como por exemplo a seleção e digitalização de fotografias de determinado período temporal ou de determinadas pessoas.
[00:04:52] 2 - Ter todas as fotografias no mesmo local
---
O segundo princípio é ter as fotografias reunidas num único local. Quer se trate de fotografias digitais ou de fotografias analógicas, a recolha de todo o material e juntar tudo no mesmo local é a primeira coisa que deve fazer. Caso se trate de fotografias digitais, deve então percorrer todos os seus discos, as pastas, serviços de nuvem onde terá fotografias e reunir então tudo num único diretório como um disco externo.
No caso das fotografias analógicas, arranje um espaço em sua casa, como uma mesa ampla e reúna aí então todas as suas fotografias, álbuns, negativos e fotografias em molduras que possa ter por casa. Este é com certeza um projeto que vai demorar o seu tempo, por isso use um espaço que possa ser usado exclusivamente para isso ou então encontre uma forma fácil de desocupar esse espaço com a ajuda de caixas por exemplo, para que cada vez que precisar dele para outros fins, caso seja a sua mesa de jantar e precisar de fazer aí as refeições, consiga retirar as fotografias facilmente e depois voltar a pô-las quando for preciso. Então pensar neste tipo de detalhes é importante antes de começar a organizar as suas fotografias para que consiga ser mais eficiente
[00:06:11] 3 - Ter cópias de segurança
---
Passando então para o terceiro princípio, que é ter cópias de segurança. Isto é fundamental.
No caso de fotografias digitais, que usamos discos e os discos falham e também azares acontecem. Existe uma expressão no mundo da informática que diz que existem dois tipos de discos: os que falharam e os que ainda vão falhar.
Então não deve correr o risco de colocar todas as suas fotografias num único disco e depois perder as suas fotografias, por isso convém fazer cópias de segurança.
Ter uma cópia de segurança é realmente fundamental, mas o ideal é seguir a regra 3, 2, 1 Esta é uma regra que, caso siga, é um princípio que, a seguir, lhe garante realmente que as suas fotografias nunca serão perdidas.
A não ser que aconteça algo realmente bastante catastrófico. E esta regra diz o seguinte, deve ter três cópias das suas fotografias em dois armazenamentos diferentes. Isto é, que essas cópias não vivam no mesmo disco ou no mesmo computador e que uma delas esteja fisicamente separada das outras. Por isso, depois de reunir todas as suas fotografias digitais num disco, copie todo o conteúdo para outro disco, para um segundo disco e até pense em complementar, por exemplo, com um serviço de nuvem para ter tal cópia que está fisicamente separada das outras.
No que toca às fotografias analógicas, pense realmente, seriamente, em digitalizá-las. Digitalizar as suas fotografias oferece não só mais uma forma de usufruir e aceder às suas fotografias, como garante então que essas imagens vão perdurar por gerações. E pode fazer isto com um scanner dedicado, recorrendo àquilo que se chama de "camera scanning", que é digitalizar com uma câmara fotográfica, ou então pode eventualmente também contratar esse serviço.
[00:08:06] 4 - Organizar a colecção
---
O quarto princípio é então organizar a sua coleção. Depois de ter todas as suas fotografias reunidas, começa então o trabalho da organização propriamente dita.
Começando pelas fotografias digitais, a organização pode englobar diferentes tarefas como eliminar fotografias duplicadas, ordená-las numa estrutura cronológica, fazer uma curadoria mais cuidada e também utilizar os metadados para adicionar informação sobre as fotografias.
Para aprender um pouco mais sobre este tópico, com a Oficina das Fotografias, eu disponibilizo um curso online gratuito que se chama "Os 5 Passos para Organizar Todas as Suas Fotografias Digitais", que se pode registar e inscrever-se em oficinadasfotografias.com/mini-curso. Este é um curso gratuito, online, em formato de vídeo, em que explico todo o processo, um passo de cada vez.
O link de acesso vou deixá-lo também, então, nas notas do episódio, para depois poder facilmente acedê-lo.
Relativamente às fotografias analógicas, há realmente algumas questões a ter em consideração. Primeiro é como é que as vai ordenar: se vai utilizar uma estrutura cronológica, uma ordem cronológica, ou se vai organizá-las por temas. Porque por exemplo pode ter conjuntos de fotografias que são todas as fotografias das férias de verão de ano a ano após ano ou de todos os natais também de ano após ano.
No entanto se for digitalizá-las e criar um arquivo digital, aquilo que aconselho é ordená-las numa ordem cronológica A estrutura é essa que depois também se vai refletir no arquivo digital.
E depois pode utilizar os metadados, que é aquilo que lhe vai permitir ter esse segundo nível de organização por temas e que lhe vai ajudar a criar álbuns, por exemplo, que refletem essa organização temática.
Outra fase da organizaçãoo é a seleção das fotografias, porque no meio vai encontrar com certeza fotografias duplicadas, também muitas fotografias tremidas e desfocadas e então convém decidir o que é que quer fazer com elas. As duplicadas, aquilo que eu aconselho é que se tiver alguém a quem possa oferecer, considere então essa possibilidade.
As restantes realmente não hesite em deitar fora. Ter um espólio bem curado, então, aumenta muito o prazer de o explorar.
A minha intenção é realmente abordar estes tópicos e outros em maior detalhe em futuros episódios do podcast.
[00:10:41] 5 - Partilhar e fazer algo com as fotografias
---
Passando então para o último e o mais divertido de todos os princípios de todas as regras é partilhar, fazer algo com as suas fotografias porque as fotografias servem para isso mesmo para serem partilhadas, para nos fazerem relembrar momentos especiais.
E existem então N maneiras de fazer. Através da montagem de álbuns álbuns digitais que podem imprimir muito facilmente através das Com imensas empresas que existem disponíveis e outros presentes também. Ideias é o que não falta por essa internet de fora.
Através de slideshows, montagem de slideshows para mostrar em eventos ou até para mostrar à família.
Molduras digitais também são um ótimo exemplo, uma maneira muito fácil e muito prática de visualizar as fotografias e são sempre um ótimo presente.
Também se estiver a criar um arquivo para a sua família, partilhar esse arquivo através, por exemplo, de um site próprio dedicado para esse fim, é também uma ótima maneira de contar a vossa história.
[00:11:41] Resumo
---
Resumindo, então, são estes os 5 princípios que deve seguir quando vai iniciar a organização das suas fotografias.
Primeiro, definir um objetivo.
Segundo, reunir todas as fotografias no mesmo local.
Terceiro, fazer cópias de segurança.
Quarto, organizar a sua coleção.
E quinto, partilhar e fazer algo com as suas fotografias.
Eu espero que tenha gostado deste episódio e muito, muito obrigada por continuar desse lado. Se ainda não o fez, por favor, não se esqueça de seguir o podcast na sua plataforma de eleição, seja a app Podcasts da Apple ou no Spotify.